Definição de Crossdocking
Crossdocking, ou cross-docking, define-se como um sistema de distribuição, no qual a mercadoria recebida num armazém ou centro de distribuição, não é estocada como seria prática comum até há pouco tempo, mas é preparada para o carregamento e distribuição ou expedição a fim de ser entregue ao cliente ou consumidor imediatamente, ou, pelo menos, o mais rapidamente possível. Consiste na transferência ou movimento dos produtos ou mercadorias do ponto de recebimento ou recepção, diretamente para o ponto de expedição e entrega, com tempo em estoque limitado ou, se possível, nulo, permitindo que os responsáveis pelos centros de distribuição se concentrem no fluxo de produtos ou mercadorias e não na armazenagem das mesmas.
O crossdocking pode ser definido como uma operação do sistema de distribuição na qual os produtos de um veículo são recebidos, separados, e encaminhados para outro veículo. Uma aplicação do crossdocking (que literalmente designa "atravessamento de docas"), usada principalmente na execução de entregas em centros urbanos, onde a circulação de veículos de grande porte sofre restrições sobre a sua dimensão e peso, impedindo-os de efetuar as entregas. Tais veículos descarregam seus produtos em um armazém, os produtos cruzam o armazém através de esteiras, e em seguida carregam outro veículo de menor porte, que efetuará as entregas.
O processo se inicia com a importação de todos os XMLs enviados pelos fornecedores durante o dia. Esse procedimento será responsável pela criação no banco de dados das informações referentes a cada entrega a ser realizada, contendo informações dos itens e dos clientes. A cada importação a rotina valida as informações do cliente contidas no XML com o cadastro de clientes do Hádron, sugerindo as alterações, caso existam, ou efetuando a inclusão, no caso de um novo cliente.
Mensagem exibida após a importação de xmls que necessitam correções junto ao sistema Hádron:
Tela que aponta inconsistências e efetua correções do XML importado:
Na imagem acima uma das inconsistências apontadas foi a de ‘Produto sem Vínculo’, através da opção '1237' criaremos esse vínculo ‘Produto x Terceiro’, esse vínculo é necessário para que o produto existente no arquivo XML tenha seu correspondente no cadastro de produtos dentro do sistema Hádron. Esse vínculo será criado apenas uma vez, nas próximas importações referentes ao mesmo terceiro essa relação será reconhecida pelo sistema.
Tendo sido importados os XMLs, o recebimento físico dos produtos será realizado durante todo o expediente, confrontando com as informações registradas anteriormente. Essa conferência é essencial para que, posteriormente, não seja montada uma carga de entrega com itens que ainda não foram recebidos.
Na sequência será possível a simulação ou montagem efetiva das cargas no sistema, através do roteirizador. Serão exibidos os itens liberados e os pendentes de recebimento físico, pré-agrupados por território de entrega, e o operador poderá simular a montagem de cada carregamento para entrega. A cada item incluído o sistema atualizará a exibição do peso total já selecionado para aquele veículo, e o saldo disponível para carregamento, baseando-se na informação de carga total de cada veículo, previamente cadastrada no sistema. Apesar de ser possível realizar simulações com itens ainda não recebidos, a efetivação de cada carga somente será possível se todos os itens selecionados já tiverem sido fisicamente recebidos.
7324 – Manutenção de Documentos para Montagem de Cargas – Saída para Entrega
Com a efetivação das cargas no sistema é possível a emissão dos romaneios, conhecimentos de transporte e manifesto. Deverá ser informada ao sistema a aferição do hodômetro referente ao veículo utilizado no momento da saída, nesse processo será atualizado o status do fluxo de entregas frente ao romaneio.
7324 – Manutenção de Documentos para Montagem de Cargas – Entrega Parcial
Durante o procedimento de entrega será possível a atualização do status de cada entrega, através da informação da data e horário efetivo da finalização do descarregamento. Isso será feito através de contato telefônico com o transportador, não sendo disponibilizados nesta etapa quaisquer recursos utilizando GPS ou aplicação mobile, podendo ser implementado em um projeto futuro. Essas informações sobre o horário das entregas serão posteriormente confrontadas com o recebimento dos canhotos devidamente preenchidos.
7324 - Manutenção de Documentos para Montagem de Cargas – Finalização da Entrega
No retorno de cada veículo, além do recebimento dos canhotos de confirmação de entrega, será informada a nova aferição do hodômetro do veículo, para que seja possível o cálculo dos valores a serem pagos ao transportador. Itens, que por algum motivo não tenham sido entregues no dia, retornarão à fila de itens liberados para entrega, para que sejam incluídos na montagem de cargas do próximo dia. Itens devolvidos serão armazenados separadamente para aguardar definição sobre seu destino e atualizados no sistema com o status pendente.
Serão gerados relatórios operacionais e gerenciais em cada etapa, permitindo o acompanhamento detalhado da operação através das opções '7326 (Elaborados de Romaneios Carga)' e '7328 (Romaneios por Veículo)'.