Nota Fiscal de Exportação Direta e Indireta

VENDAS - - 28/05/20 10:19

CFOP na Nota Fiscal de Exportação

No caso das exportações, o número '7' indica que é uma saída de mercadorias do país. Os três dígitos seguintes indicam a natureza mais específica da operação. Exemplo, '7.101' representa venda de produção do estabelecimento enquanto '7.102' indica venda de mercadoria comprada ou recebida de terceiros. Já a 'CFOP 7501' representa uma exportação indireta.

EXPORTAÇÃO INDIRETA ou VENDA TRADING —à A operação de exportação indireta consiste na venda de produtos ou mercadorias destinados à exportação, os quais saem do estabelecimento industrial ou comercial localizado no território nacional com destino para empresas comerciais exportadoras, trading companies ou qualquer outra empresa habilitada a operar com o comércio exterior, destinatárias, ambas localizadas no mesmo território nacional. Neste processo a empresa industrial ou comercial vendedora  vende  para empresas comerciais exportadoras, trading companies ou qualquer outra empresa habilitada a operar com o comércio exterior, que será a responsável pela venda e saída do produto e mercadoria com destino para empresas industrial ou comercial localizada no outro território internacional (outro país).

Impostos na Nota Fiscal de Exportação

No Brasil há incentivos fiscais para a exportação. Portanto, não há incidência de tributos como PIS, COFINS, ICMS e IPI. No campo 'dados adicionais' você pode informar o motivo porque tal tributo não está sendo recolhido.


2113 - Cadastro de Transações: Diferente a nota fiscal de importação, a de exportação não possui uma característica própria, utilizar '00 - Normal' para esse tipo de emissão.



1111/11TB - Cadastro de Tabelas de Tributações: Como dito anteriormente acima, existem incentivos fiscais para a exportação, portanto, todas as incidências referente aos impostos devem ser retiradas do cadastro da tributação.

ATENÇÃO: Obrigatoriamente deve-se utilizar a CST '041 - Não Tributada' para Regime Normal e CSOSN '300 - Imune' para empresas optante do Simples Nacional, do contrário haverá rejeição na emissão.



RUS2 - Parâmetros Especiais Faturamento: Para a finalidade de emissão de nota fiscal de exportação indireta deve-se habilitar o parâmetro 'NFs Referenciadas: 2 - Libera (operação triangular)' presente na aba 'Pedidos'.



2131 - Cadastro de Pedidos: A nota fiscal de exportação indireta deve referenciar uma outra nota fiscal emitida anteriormente, inserida a correta CFOP (7501) o botão 'Exportação Indireta' será habilitado, informar 'Número do Registro de Exportação', 'Chave da NFe' e 'Data de Emissão'.





Ao realizar o referenciamento da nota fiscal automaticamente essa informação será inserida na aba 'Notas Referenciadas'.



Aba 'Fechamento Fiscal' sem incidência de qualquer imposto.




Copyright © 2019 Prócion Sistemas, All rights reserved.