Módulo Pro Leite

COMPRAS - - 16/12/19 14:25

1111/1112 – Parâmetros Emissão NFe

Não existe nenhum parâmetro específico referente ao módulo Pró-Leite, porém, são necessárias a configurações nas opções '1111/1112' para a emissão da NFe que encerra todo o processo referente ao módulo.


3411 – Cadastro de Fornecedores

O cadastro de fornecedor de leite será realizado após o prévio cadastro do terceiro '1221', nessa inclusão será feita a busca do terceiro cadastrado e adicionado informações extras que podem ser usadas dentro dos processos no módulo Pró-Leite.


3412 – Cadastro de Postos, Linhas e Seqüências

Essa tela cria os ‘Postos’, ‘Linhas’ e associa os ‘Fornecedores’ aos ‘Postos/Linhas’, ‘Posto’ pode ser interpretado como uma região macro, por exemplo, um bairro rural.



Já a ‘Linha’ refere-se a quem irá transportar o leite nesse trajeto, deverá estar associado a um código de terceiro ‘Transportadora’.



Já a ‘Seqüencia’ refere-se ao ‘Fornecedor’, ou seja, quem produz o leite, que deverá estar previamente cadastrado '3411'.



Dentro desse contexto temos:


No bairro ‘Arace Sto Antonio’ a ‘Transportadora Leite’ coletará leite dos fornecedores ‘Fornecedor Leite B’ e ‘Fornecedor Leite A’.

3413/34FN – Cadastro de Itens e Fórmulas de Natureza de Itens de Leite

O cadastro do item pode ser comparado a uma verba dentro de uma folha de pagamento, porém, com uma quantidade limitada de tipos de natureza disponíveis com o qual o módulo trabalha, elas podem possuir característica de ‘Provento’ ou ‘Desconto’, quando assinalada a checkbox ‘Principal’ esse item será levado automaticamente ao cadastro mestre da folha de pagamento.

Naturezas tipo ‘Provento’ devem obrigatoriamente estar associadas a um cadastro de um produto "Leite" na opção '1232', cada qual com sua característica, por exemplo, ‘Produto Leite C’ ou ‘Produto Leite B’. Na aba ‘Preço’ será definido o valor desse produto a respectiva tabela (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9), esse valor mediante ao lançamento do leite '3423' será levado ao cálculo da folha de pagamento.



Obs: Na natureza ’24 – Incentivo ICMS - MG’ usada no estado de Minas Gerais é necessário que o produto vinculado possua em seu cadastro no campo ‘Tipo’ o valor ‘99- Outras’ e no campo ‘Unidade’ o valor ‘I$’ além do ‘Fator’ correspondente ao incentivo.

Naturezas com característica de ‘Desconto’ devem obrigatoriamente estar associadas a um ‘Fator’, valor esse que será usado para descontar valores no cálculo da folha de pagamento. Por exemplo, na natureza ’15 – INSS’ com desconto de ‘2,3%’, no campo ‘Fator’ inserir o valor ‘0,023’, como podemos ver abaixo.



A '34FN' acionada através do botão ‘Fórmulas de Tabelas de Preços’ é o cadastro aonde são definidos fórmulas de preço a partir de naturezas, para que os itens da natureza, no momento do cálculo da folha tenham o preço variado de acordo com as condições definidas neste cadastro. No exemplo abaixo a natureza ’06 – Leite C’ terá uma acréscimo de ‘1,50%’ a partir do dia 15 e ‘1,75%’ a partir do dia 25 tendo como base o valor definido na aba ‘Preços’ opção '3413'.




3414 – Definição Itens Automáticos

Pode-se associar itens específicos para um determinado fornecedor de acordo com o ‘Posto/Linha’ e o tipo de folha.



3423/34PL – Fornecimento Diário de Leite e Lançamento Diário de Fornecimento por Linha

Através da tela ‘Fornecimento Diário de Leite’ é possível inserir toda a coleta de um mês referente a um ‘Terceiro x Posto/Linha x Item’, lançamento esse que será base para o cálculo da folha de pagamento para o fornecedor.



Também é possível através da tela ‘34PL’ incluir as quantidades de leite fornecido para todos os fornecedores do ‘Posto/Linha’ determinado em um dia específico.


3426 – Lançamentos por Avaliações

Realizada a coleta é possível oferecer um “bônus” referente a algum padrão de qualidade pré-definido atingido, esse lançamento obrigatoriamente deve-se estar atrelado a um item que possua a natureza ’75 - Prêmio Qualidade’.


3431 – Cadastro Mestre de Folhas de Leite e Processo de Cálculo Automático

É a tela aonde serão criadas as ‘Folhas Mestre de Leite’ para cálculo da folha de pagamento a fornecedores.



Realizado o cadastro mestre da folha deve-se efetuar o cálculo da mesma.



Após o cálculo da folha será apresentado o resultado com os valores praticados referente aos fornecedores.


Durante o processo do cálculo, as naturezas possuem as seguintes características:

04 – Leite B – Preço – Possui tabela de preços;

06 – Leite C – Preço – Possui tabela de preços;

15 – INSS – Fator – Fator calculado em cima da base acumulada de INSS composta por proventos que possuem/acumulam INSS;

16 – Frete – Preço – Possui tabela de preços, é multiplicado na quantidade de leite fornecido;

20 – SENAR – Fator – Fator calculado em cima da mesma base do INSS;

24 – Incentivo ICMS/MG – Fator - Fator calculado base de ICMS;

61 – Incentivo Leite B – Preço – Possui tabela de preços, é multiplicado pela quantidade de leite B fornecido;

62 – Incentivo Leite C – Preço – Possui tabela de preços, é multiplicado pela quantidade de leite C fornecido;

63 – Desconto Leite B – Preço – Possui tabela de preços. É multiplicado pela quantidade de leite B fornecido;

64 – Desconto Leite C – Preço – Possui tabela de preços. É multiplicado pela quantidade de leite C fornecido;

71 – Desconto C.C – Item reservado para descontos de conta corrente;

3432 – Manutenção de Folhas de Leite

Nessa tela poderão ser efetuadas alterações no cálculo da folha previamente calculada.


3433 – Cadastro de Contas Corrente de Leite

Cadastro aonde serão incluídos itens de conta corrente para que sejam abatidos do valor total da folha do fornecedor, pode-se realizar uma inclusão manual do valor ou importar o título do contas à receber através do botão ‘34CR’.




3434 – Fechamento Folha Leite

Realizado o cálculo da folha e inclusos o itens de conta corrente deve-se efetuar o fechamento da folha.


3451 – Geração dos Pedidos NFe

Ao final de todo o processo deve-se gerar o pedido para emissão da nota fiscal de compra referente a toda coleta de leite e valores praticados no período, inserir a transação e respectivas tributações para a geração do pedido.





Ao final de todo o processo alterar o número do pedido gerado na opção ‘2131 - Cadastro de Pedidos’ para efetuar a emissão da nota fiscal eletrônica.


Copyright © 2019 Prócion Sistemas, All rights reserved.