- Criado o programa 'RTAT - Manutenção de Terminais Ativos', no qual, será possível visualizar, desativar ou paralisar 'Terminais x Operadores' em atividade no sistema. Sua principal função é o auxílio a atualização de versão, identificando terminais que possam de alguma forma travar a cópia, inclusão, alteração, exclusão ou conversão de arquivos necessários ao funcionamento do sistema. Ajuda ao suporte em casos de indexação/reorganização de tabelas, visualização de atividades suspeitas e identificação de arquivos que possam de alguma forma estar interferindo em processos diários por parte dos operadores.
O acesso ao programa será pela tela principal do sistema em 'Arquivo - Terminais Ativos' :
Ao realizar o acesso abrirá o programa 'RTAT - Manutenção de Terminais Ativos', no painel de visualização serão exibidos todos os terminais em atividade no sistema em conjunto com o operador que efetuou o login.
Através do programa será possível interromper o funcionamento do terminal sem que comprometa a integridade do arquivo em utilização. Ao selecionar o terminal e pressionar o botão 'Desativar' o sistema irá preparar a interrupção do processo em atividade. Feito esse procedimento, o operador ao tentar executar qualquer ação em tela no terminal escolhido para desativação exibirá uma mensagem de aviso e o sistema será finalizado.
Essa mesma funcionalidade foi inserida no runtime de atualização do sistema, anterior a execução do processo será possível 'Desativar' ou 'Paralisar' o funcionamento do terminal que por ventura possa estar em execução, evitando a possibilidade que algum arquivo seja corrompido em casos de conversão ou impedindo a cópia do setup para o servidor de sistema.
A função 'Paralisar' deve ser utilizada como último recurso, pois será feita uma interrupção abrupta do processo que poderá corromper ou danificar a tabela ou arquivo em uso no momento. Utilizar em casos em que o modo 'Desabilitar' não consiga realizar seu processo por motivos de infraestrutura local, ausência do operador no terminal selecionado ou qualquer outra emergência que a situação exija. Em ambos os casos (Desabilitar/Paralisar) aguardar, pois, a situação depende da infraestrutura local e o procedimento poderá demorar alguns instantes, o terminal ao ser desabilitado desaparecerá do visualizador.
A função 'Paralisar' ficará habilitada somente com senha 'PRC'.
Anterior a execução do runtime serão listados os programas auxiliares que estão abertos localmente e serão finalizados:
Também foi criada uma nova mensagem que será exibida ao efetuar o login do sistema, indicando que a numeração de terminal está em duplicidade e já está em uso em um outro local da rede.
Atualizações Relacionadas